Consultor Para Assessoria Na Área De Comunicação E Visibilidade

  


A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor para Assessoria na área de Comunicação e Visibilidade.

Introdução

A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) é um grupo de agências de desenvolvimento trabalhando nas áreas Económica, Social e Cultural, sobretudo na Ásia e África. A Fundação Aga Khan (AKF) é uma agência da AKDN, criada em 1967 por Sua Alteza, o Aga Khan, que promove soluções criativas e eficazes para problemas que impedem o desenvolvimento social e económico em áreasselecionadas da África e Ásia. A AKF possui filiais e afiliadas independentes em mais de 15 países. A AKF actua em Moçambique desde 2001. Os seus programas apoiam a melhoria sustentável da qualidade de vida de populações desfavorecidas no norte de Moçambique e incluem intervenções nas áreas da saúde e nutrição, educação e desenvolvimento da infância, agricultura e segurança alimentar, desenvolvimento económico, sociedade civil e governação local. A AKF Moçambique (AKF-Moz) conta com um pouco mais de 100 trabalhadores e está a dar início a implementação de um Projecto de 18 meses. Nesse contexto, AKF (Moz) procura serviços de consultoria qualificados para liderar o desenho e a realização de um estudo de base.

Sobre o Projecto

Entre dezembro de 2019 e junho de 2022, a AKF e parceiros implementaram o projeto de Promoção da Coesão Social (COESO) no distrito de Metuge, Cabo Delgado. O projeto pretendia abordar os fatores que impulsionam e atraem o extremismo violento e teve resultados promissores no distrito- alvo. Em novembro de 2022, a AKF iniciou a segunda fase do projeto [intitulado “Projecto de Coesão Social Comunitária (CSP): Reforço da Coesão Social em Cabo Delgado e Niassa” -COESO fase II) que será implementado num consórcio constituído pela Fundação Aga Khan (AKFMoz), Associação PROGRESSO (PROGRESSO), e The Network for Religious and Traditional Peacemakers (Rede de Pacificadores Religiosos e Tradicionais-NRTP) representada pela Finn Church Aid (FCA). As áreas-alvo nesta fase são os distritos de Chiúre, Metuge e Montepuez em Cabo Delgado: Marrupa e Majune em Niassa. Entre os principais êxitos e aprendizagens da fase I que continuarão a ser testados e explorados nesta segunda fase incluem-se:

  • As comunidades com formas organizadas e legitimadas pela comunidade, como são os casos de comunidades com Comités de Desenvolvimento de Aldeias (CDAs) coordenam acções tanto dentro das comunidades assim como com parceiros externos em termos de tomarem medidas que respondem aos seus próprios desafios de desenvolvimento, de apropriarem-se das suas prioridades e tornarem-se parceiros no desenvolvimento local em vez de beneficiários de apoio ou ajuda. Isto é evidenciado na resposta oferecidas pelos CDAs no Distrito de Metuge após o afluxo de deslocados internos, isto é, na forma como identificaram agregados familiares que alojariam temporariamente deslocados internos, bem como atribuíram terras a deslocados internos para abrigo temporário e produção agrícola. Adicionalmente, outras Organizações da Sociedade Civil (OSC) e ONGs procuraram apoio de CDAs em áreas em que estavam a planificar a criação de associações e grupos de construção da paz.
  • O governo local reconhece e enaltece o valor e a importância dos CDAs e das comunidades. Isto é evidenciado pela decisão do Administrador distrital de Metuge de incluir representantes de CDA nas reuniões mensais do orçamento distrital, a fim de solicitar as suas opiniões e alinhar as actividades. Além disso, o mesmo Administrador solicitou activamente a outras ONGs e OSCs que se envolvessem com os CDAs presentes em Metuge. Como resultado dos seus conselhos, a Fundação Azul, Save the Children e Action Contre la Faim comprometeram-se com estas estruturas locais.
  • Os jovens e mulheres sentem-se mais capacitados e ouvidos dentro das suas comunidades, e as percepções dos adultos sobre a juventude estão a melhorar na sequência do seu envolvimento.

Âmbito e Objectivos da Consultoria

A AKF (Moz) reconhece o papel relevante da comunicação – online e offline – na promoção de sua programação, mobilização de recursos e visibilidade da organização. O projecto COESO (fase II) conforme acima referido, busca influenciar uma sociedade civil mais forte na promoção da coesão social e da paz. Para tal, buscará a ampliação das mudanças de comportamento e modelos de desenvolvimento catalisados nas áreas-alvo do projecto através da promoção de réplicas por meio de várias plataformas, incluindo o aproveitamento de eventos, histórias e testemunhos na mídia e redes sociais existentes, entre outros. Pelo que o serviço de consultoria visa a assistência na produção de um Plano de Comunicação e Visibilidade do Projeto robusto, treinamento do pessoal do projecto (desenvolver a capacidade do departamento de comunicação para cumprir com o plano) assim como assistência no design e produção dos protótipos dos respectivos materiais de comunicação como parte do Plano de Monitoria, Avaliação, Pesquisa e Aprendizagem (MERL) do Projecto. Para tal o serviço de consultoria deverá procurar entender da melhor forma a visão, missão e políticas da AKF (Moz), o projecto em causa e conduzir uma pequena auditoria de operações de comunicação e gestão do conhecimento da organização.

Metodologia

Entre outras propostas, o serviço de consultoria deverá investigar oportunidades e propor o melhor material de comunicação e canais para dimensionar as seguintes mudanças relevantes no projeto (mas não se limitando a estas):

  • As comunidades com formas legítimas de organização, como são os casos de comunidades com Comités de Desenvolvimento da Aldeia (CDAs), coordenam acções tanto dentro das comunidades assim como com parceiros externos em termos de tomada de medidas que respondem aos seus próprios desafios de desenvolvimento, de apropriarem-se das suas prioridades e tornarem-se parceiros no desenvolvimento local em vez de beneficiários de apoio ou ajuda.
  • O governo local reconhecendo e enaltecendo o valor e a importância dos CDAs e das comunidades.
  • CDAs contribuindo para o empoderamento de jovens e de mulheres nas comunidades.
  • Colaboração horizontal entre diferentes CDAs para aprendizagem e trabalho em rede.
  • Outras partes interessadas reconhecendo e enaltecendo o valor e a importância dos CDAs e das comunidades.
  • CDAs promovendo a participação e o papel de mulheres e jovens. Jovens e mulheres são valorizados como importantes em processos de tomada de decisão e como representantes de suas comunidades.
  • Metodologia de funcionamento dos CDAs e mecanismos de Engajamento Comunitário, e seu importante papel na promoção da Paz e Coesão Social.

Padrões Éticos e Salvaguarda

  • O serviço de consultoria deve respeitar conscientemente o Manual de Salvaguarda da AKF e todos os membros da equipa de consultoria devem assinar a Declaração de Compromisso de Salvaguarda da AKF aquando da contratação.

Entregáveis e Prazos

Os principais resultados e cronogramas provisórios para esta missão são os seguintes:

  • Nota conceptual reflectindo a revisão de documentos relevantes, breve auditoria da área de comunicação incluindo entrevistas com pessoal da AKF(Moz) e dos parceiros do projecto;
  • Apresentação do draft do Plano de Comunicação e Visibilidade do Projeto na língua inglesa que detalha objectivos de visibilidade interna e externa, resultados, actividades, recursos, ferramentas e cronograma de transmissão/divulgação de mensagens para mídia, redes sociais e outras plataformas;
  • Submissão do Plano de Comunicação e Visibilidade do Projeto robusto, incluindo um escopo de custos para entrega de cada produto de comunicação ao longo do período contratual. Este será desenvolvido e submetido ao Gabinete da União Europeia em Nairobi para aprovação;
  • Protótipos de materiais de comunicação (alguns exemplos incluem design de Folhetos, brochuras, boletins informativos, banners, roll-ups, modelos de apresentações de infografia, propostas de script de videos promocionais do projecto; modelos de scripts para programas de rádio e outros materiais de visibilidade para seminários e conferências de multi-partes interessadas tendo em conta tanto o meio rural como o urbano.
  • Outros materiais incluem modelos de relatórios/orientações de investigação; modelos de publicações para meios de comunicação social (LinkedIn, Facebook e Instagram); e ii) UE/Global: artigos e notícias flash para AKF, AKDN e websites globais, e publicações relevantes nos meios de comunicação social (Facebook, Instagram, entre outros); todos os produtos serão alinhados com as regras e requisitos de comunicação e visibilidade da UE e da AKF; e
  • Treinamento do pessoal da Área de Comunicação e assistentes na AKF na implementação do Plano incluindo edição de imagens/fotos.

Requisitos

Competências-Chave

  • A pessoa ou empresa responsável pela consultoria deve ter experiência comprovada (pelo menos 5 anos) na elaboração de tarefas semelhantes incluindo comunicação estratégica, gestão de marcas, redação de conteúdo e edição (especialmente na elaboração de scripts para uso em diferentes canais como programas de rádio, televisão, eventos, redes sociais), desenho de materiais infográficos, banners, roll-ups, entre outros;
  • A equipa deve possuir níveis de educação superior completos em instituições de ensino reconhecida em comunicação, jornalismo, marketing ou em outra área relevante ou qualificações relevantes dependendo de suas responsabilidades de trabalho;
  • Experiência comprovada na área de assessoria em comunicação e visibilidade à projectos de desenvolvimento;
  • Conhecimento e experiência de trabalho no país e na região norte (ou em outros locais no contexto de insegurança que exigem abordagens pragmáticas de trabalho) constitui uma vantagem;
  • Capacidade de organização e cumprimento de prazos;
  • Experiência comprovada em salvaguardar e trabalhar com populações vulneráveis; e
  • Proficiência avançada em português e inglês é obrigatória.

Exigências

As empresas de consultoria que atendam aos critérios acima são convidadas a enviar o seguinte pacote:

  • Carta de Apresentação, incluindo os nomes e informações de contato de dois clientes anteriores que podem ser contatados em relação à experiência relevante;
  • Proposta técnica e financeira (máximo de 12 páginas);
  • Anexos (não incluídos no limite de páginas): Currículos dos membros da equipa (formação superior em Jornalismo, Comunicação ou áreas afins); e
  • Os candidatos que sejam empresas devem apresentar adicionalmente cópia do registo legal, certidão de constituição, certidão do ano fiscal actual e perfil da empresa de consultoria.

Nota: Quaisquer dúvidas e esclarecimentos sobre esta consultoria podem ser direcionados para safira.chirindza@akdn.org somente nos primeiros 5 dias após a publicação deste edital. Indicar no assunto: “COESO II- Serviços de Consultoria em Comunicação e Visibilidade”.

Canal de Reporte

Os consultores serão supervisionados pelo(a) Gestor(a) do Projecto com o apoio de outros gestores indicados para o efeito na AKF-Moz. A equipa trabalhará em estreita colaboração com todos os parceiros do projecto designados para todas as informações e procedimentos administrativos relacionados com o projecto.

Pode candidatar-se a esta vaga enviando um email para hr.akfmoz@akdn.org até 24 de Fevereiro de 2023.